O que é o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping, lançado em 2018, foi criado para facilitar as compras diretamente pela plataforma. Com essa funcionalidade, é possível incluir etiquetas com nomes e preços dos produtos em publicações no feed e nos stories. Cada foto pode ter até cinco produtos marcados, enquanto publicações em carrossel permitem até 20 produtos.

Além disso, o Instagram exibe automaticamente uma aba com todos os itens catalogados. Assim, o perfil da loja agrega um botão de “ver loja” que direciona os clientes para esta aba. O Instagram Shopping auxilia na descoberta e compra de produtos, tornando a experiência mais prática e atraente para os usuários. Como resultado, as vendas podem aumentar e a base de clientes pode crescer.

Como Ativar o Instagram Shopping

Para começar a usar o Instagram Shopping, siga estas etapas:

1. Conferir todos os requisitos da plataforma

Para ativar o Instagram Shopping, seu negócio deve atender a certos requisitos exigidos pela plataforma, incluindo:

– Estar localizado em um dos países habilitados;

– Vender produtos qualificados e permitidos pela rede social;

– Possuir um domínio de site onde as vendas serão realizadas;

– Cumprir com o acordo de vendedor e as políticas comerciais do Instagram.

2. Conectar a conta do Instagram a uma página do Facebook

Para utilizar esse recurso, é essencial criar uma página comercial no Facebook para vinculá-la ao seu perfil do Instagram, já que as duas redes são integradas.

O processo de vinculação é simples, basta seguir os seguintes passos:

– Vá em “Editar perfil” no Instagram;

– Acesse as informações comerciais;

– Selecione “Páginas”;

– Escolha a página correta do Facebook;

3. Possuir uma conta comercial na rede social

Caso você ainda não possua uma conta profissional, será necessário migrar sua conta pessoal para uma conta profissional, voltada para empreendedores. A conta profissional oferece mais informações e configurações úteis para o seu negócio.

Para realizar essa migração, siga estes passos:

– Vá em “Configurações”.

– Selecione “Conta”.

– Escolha a opção “Mudar para conta profissional”.

Você terá a opção de descrever seu perfil como uma empresa ou criador de conteúdo. Após selecionar a categoria do seu negócio, adicione formas de comunicação, como o link do seu site e outras informações comerciais necessárias.

4. Cadastrar um catálogo de produtos

É possível realizar esse processo de duas formas:

1. Gerenciador de Catálogo: este recurso está disponível no Gerenciador de Negócios do Facebook, e permite adicionar seus produtos manualmente ou em massa.

2. Integração com a Plataforma de E-commerce: algumas plataformas de e-commerce são parceiras certificadas do Facebook, permitindo a importação automática do catálogo de produtos para o sistema.


5. Análise da conta

Após realizar todas as configurações necessárias, é fundamental enviar sua conta para análise do Instagram. Para isso, siga estes passos:

– Acesse “Configurações”.

– Cadastre-se para o recurso “Compras” e siga o passo a passo apresentado.

A análise normalmente leva alguns dias. Em alguns casos, o Instagram pode solicitar informações adicionais para a verificação do domínio do site.

Após a aprovação da sua conta, acesse novamente as configurações do seu perfil, selecione “Empresas” e “Compras”, escolha o catálogo que será utilizado para conectar à sua conta e conclua o processo.

Se você está no início desse processo e enfrenta dificuldades, pode ser válido procurar um curso de Instagram para aprender mais sobre como extrair o máximo da estratégia com o Instagram Shopping.

Dicas para Maximizar o Instagram Shopping

– Direcionamento para o Site: Direcione os clientes ao carrinho de compras do seu site. Isso permite que eles acessem meios de pagamento e envio. Um site otimizado e com uma boa interface melhora a satisfação do cliente.

– Experiência de Compra: Proporcione uma experiência de compra conveniente e atraente. Ao aproveitar todas as ferramentas do Instagram Shopping, sua marca pode melhorar significativamente sua presença online.

Essa funcionalidade auxilia a impulsionar as vendas e promover produtos de forma eficaz. Ao aproveitar suas ferramentas e recursos, as marcas podem melhorar significativamente sua presença online e proporcionar uma experiência de compra mais conveniente e atraente para os clientes. Com o Instagram Shopping, as possibilidades de crescimento e sucesso para os negócios são vastas e promissoras.

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