O Instagram Shopping, lançado em 2018, foi criado para facilitar as compras diretamente pela plataforma. Com essa funcionalidade, é possível incluir etiquetas com nomes e preços dos produtos em publicações no feed e nos stories. Cada foto pode ter até cinco produtos marcados, enquanto publicações em carrossel permitem até 20 produtos.
Além disso, o Instagram exibe automaticamente uma aba com todos os itens catalogados. Assim, o perfil da loja agrega um botão de “ver loja” que direciona os clientes para esta aba. O Instagram Shopping auxilia na descoberta e compra de produtos, tornando a experiência mais prática e atraente para os usuários. Como resultado, as vendas podem aumentar e a base de clientes pode crescer.
Como Ativar o Instagram Shopping
Para começar a usar o Instagram Shopping, siga estas etapas:
1. Conferir todos os requisitos da plataforma
Para ativar o Instagram Shopping, seu negócio deve atender a certos requisitos exigidos pela plataforma, incluindo:
– Estar localizado em um dos países habilitados;
– Vender produtos qualificados e permitidos pela rede social;
– Possuir um domínio de site onde as vendas serão realizadas;
– Cumprir com o acordo de vendedor e as políticas comerciais do Instagram.
2. Conectar a conta do Instagram a uma página do Facebook
Para utilizar esse recurso, é essencial criar uma página comercial no Facebook para vinculá-la ao seu perfil do Instagram, já que as duas redes são integradas.
O processo de vinculação é simples, basta seguir os seguintes passos:
– Vá em “Editar perfil” no Instagram;
– Acesse as informações comerciais;
– Selecione “Páginas”;
– Escolha a página correta do Facebook;
3. Possuir uma conta comercial na rede social
Caso você ainda não possua uma conta profissional, será necessário migrar sua conta pessoal para uma conta profissional, voltada para empreendedores. A conta profissional oferece mais informações e configurações úteis para o seu negócio.
Para realizar essa migração, siga estes passos:
– Vá em “Configurações”.
– Selecione “Conta”.
– Escolha a opção “Mudar para conta profissional”.
Você terá a opção de descrever seu perfil como uma empresa ou criador de conteúdo. Após selecionar a categoria do seu negócio, adicione formas de comunicação, como o link do seu site e outras informações comerciais necessárias.
4. Cadastrar um catálogo de produtos
É possível realizar esse processo de duas formas:
1. Gerenciador de Catálogo: este recurso está disponível no Gerenciador de Negócios do Facebook, e permite adicionar seus produtos manualmente ou em massa.
2. Integração com a Plataforma de E-commerce: algumas plataformas de e-commerce são parceiras certificadas do Facebook, permitindo a importação automática do catálogo de produtos para o sistema.
5. Análise da conta
Após realizar todas as configurações necessárias, é fundamental enviar sua conta para análise do Instagram. Para isso, siga estes passos:
– Acesse “Configurações”.
– Cadastre-se para o recurso “Compras” e siga o passo a passo apresentado.
A análise normalmente leva alguns dias. Em alguns casos, o Instagram pode solicitar informações adicionais para a verificação do domínio do site.
Após a aprovação da sua conta, acesse novamente as configurações do seu perfil, selecione “Empresas” e “Compras”, escolha o catálogo que será utilizado para conectar à sua conta e conclua o processo.
Se você está no início desse processo e enfrenta dificuldades, pode ser válido procurar um curso de Instagram para aprender mais sobre como extrair o máximo da estratégia com o Instagram Shopping.
Dicas para Maximizar o Instagram Shopping
– Direcionamento para o Site: Direcione os clientes ao carrinho de compras do seu site. Isso permite que eles acessem meios de pagamento e envio. Um site otimizado e com uma boa interface melhora a satisfação do cliente.
– Experiência de Compra: Proporcione uma experiência de compra conveniente e atraente. Ao aproveitar todas as ferramentas do Instagram Shopping, sua marca pode melhorar significativamente sua presença online.
Essa funcionalidade auxilia a impulsionar as vendas e promover produtos de forma eficaz. Ao aproveitar suas ferramentas e recursos, as marcas podem melhorar significativamente sua presença online e proporcionar uma experiência de compra mais conveniente e atraente para os clientes. Com o Instagram Shopping, as possibilidades de crescimento e sucesso para os negócios são vastas e promissoras.
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