Abandono de Carrinho: Conheça as causas e saiba como reduzir

O Abandono de carrinho é um dos grandes vilões das lojas virtuais e pode estar comprometendo uma fatia bem relevante do seu faturamento.

Segundo uma pesquisa da Opinion Box cerca de 78% dos consumidores abandonam carrinhos em lojas online, porém, na prática, este valor costuma ser bem maior, principalmente se você é iniciante e possui uma plataforma mais simples.

Mas o que é importante entender é que o abandono de carrinho muitas vezes não tem conexão com seu produto ou preço, até porque o cliente colocou o item no carrinho. Para verificar se seu produto e/ou precificação estão adequadas é possível ver o índice de adições ao carrinho x visitas à produtos, que deve ficar em média em 7%.

Os motivos pelos quais os clientes abandonam o carrinho são diversos, e geralmente estão ligados ao valor do frete ou relação de valor entre frete x produto. Outros fatores são política de parcelamento, que tem impacto em lojas populares ou produtos com ticket maior e também a própria estrutura da loja, em oferecer uma boa experiência de compra, ponto que é crucial para experiência de compra.

Agora, sabendo que cerca de 78% dos carrinhos são abandonados, fica claro que existe uma quantia considerável de vendas ficando no meio do caminho. E é evidente que este cliente que abandonou o carrinho já passou por alguns níveis do processo de compra e por isso precisamos definir estratégias focadas em trazer este consumidor de volta. Percebe como este cliente é mais quente que simplesmente usar tráfego para adquirir novos usuários?

Abaixo vamos detalhar algumas estratégias que podem ser utilizadas para melhorar a recuperação dos carrinhos abandonados:

Tráfego Pago – Remarketing

O básico que funciona. Não deixe de criar uma boa estratégia usando seus canais de aquisição de tráfego para re-impactar os usuários que abandonaram os clientes.

Vale fazer testes com períodos de abandono dos últimos 7d e 14d, porém é necessário verificar se o volume de carrinhos abandonados neste período é suficiente para que estes públicos sejam populados.

Outro ponto relevante é considerar utilizar alguma oferta especial específica para os usuários que abandonaram o carrinho.

WhatsApp

Com um volume de cerca de 150 milhões de usuários ativos no Brasil, é difícil pensar em um local mais adequado para dar aquele “oi sumido”.

Já existem algumas plataformas que fazem automações de diversos tipos, incluindo abandono de carrinho pelo WhatsApp, como a Tallos, Letalk e outras. Inclusive em 2022 a gigante RD Station adquiriu a Tallos para ampliar seu portfólio de soluções de automação.

E-mail Marketing

Os e-mails talvez sejam a forma mais tradicional, barata e menos efetiva das soluções aqui apresentadas. Para quem trabalha com marketing digital já deve ter trabalhado em algum projeto que envolvia recuperação de abandono de carrinho com plataformas de e-mail.

Ao contrário do que muitos pensam, ainda pode ser uma excelente solução para você se comunicar com seus clientes e recuperar boas vendas.

Aqui vai uma dica, avalie o seu segmento e tente entender se sua persona costuma utilizar este meio de comunicação, isso vai permitir que sua régua seja mais adequada. Destaque a lojas B2B que tendem a ter resultados excelentes com este canal.

Tanto para o WhatsApp quanto para o E-mail é necessário ter uma captura prévia dos dados dos clientes e para isso um pop-up de saída pode ser uma excelente forma de estimular que os clientes deixem ao menos o contato para um contato futuro.

De qualquer forma, nenhum recuperador fará milagre. É importante que você faça revisões constantes no seu site, buscando identificar bugs e pontos de melhoria. O seu produto pode ser incrível, mas se a foto for ruim, se a precificação estiver errada ou o frete caro e demorado, você talvez nunca atinja o ponto de equilíbrio.

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