Na hora de desenvolver o calendário editorial para a sua empresa ou seus clientes, nem sempre estamos inspirados ou temos ideias interessantes para desenvolver os conteúdos das suas redes sociais.
No entanto, existem ferramentas que podem te ajudar a trazer ideias para que você consiga gerar conteúdos mais direcionados ao que o seu público tem dúvida ou gostaria de ver.
Vamos citar abaixo 5 ferramentas imprescindíveis para dar aquela forcinha na geração de conteúdo para suas redes sociais:
Answer The Public:
A ferramenta Answer The Public é capaz de entregar informações valiosas relacionadas a algum termo, como o volume de busca que ele tem, as perguntas que as pessoas fazem, as comparações e muito mais.
A ideia é aproveitar estas informações para conseguir pensar num conteúdo que explique alguma dúvida, mostre um valor ou sanar a dúvida do seu produto em relação a algum outro.
Google Trends:
O Arroz com feijão funciona, assim como o Google Trends continua sendo uma excelente opção para buscar termos que estão em alta e também as regiões que estão buscando demandando mais por ele.
Uma dica, é baixar a extensão Glimpse que potencializa as informações que o Google Trends é capaz de informar, transformando a ferramenta em um aliado ainda mais poderoso.
Chat GPT:
A nova queridinha dos marqueteiros é uma poderosa ferramenta para conseguir desenvolver pesquisas de conteúdos e temas que seu público pode gostar de ver. Porém, fique atento ao que você consulta no Chat GPT, pois como estamos falando de uma inteligência artificial, ela pode trazer respostas erradas em relação a alguns temas, ou até mesmo recomendar temas muito genéricos ou mesmo que já foram muito utilizados, já que seus concorrentes certamente já realizaram pesquisas nele também.
Além das ferramentas citadas acima, considere investir um tempo na pesquisa de forma mais manual, pesquisando nas redes sociais do seus concorrentes, observando sites especializados no segmento em questão e até mesmo analisando hashtags. Os conteúdos mais inovadores são aqueles que trazem para o seu público informações realmente relevantes, fatos curiosos e dicas que podem melhorar a vida deles.
E não esqueça, considere sempre atualizar o seu calendário editorial ao longo do mês com base nos conteúdos que saem na mídia, pois eles podem trazer ganchos importantes para a sua rede se tornar mais atual e interessante para os seus seguidores.