Como Fazer o Site Aparecer no Google? 

Entenda como fazer o seu site aparecer no Google

Se você acabou de criar o seu site e está desesperado, pois não consegue encontrar ele na rede de pesquisa do Google. Fique tranquilo! É muito comum as pessoas pensarem que a partir do momento que ela lança o seu site na internet, ele estará disponível automaticamente para ser encontrado na pesquisa do Google. LEDO ENGANO, meus amigos. Até o fim deste manual você aprenderá como fazer seu site aparecer no Google.

Vamos entender melhor como fazer o motor de busca lerá o seu site adequadamente para entregar ele como resultado de pesquisas?

Como a Pesquisa do Google Funciona?

Entenda o processo de um motor de busca

Primeiramente, devemos entender que a intenção do motor de busca do Google é entregar a melhor opção possível como resultado da pesquisa realizada pelo usuário. Por isso, o maior objetivo da otimização para mecanismos de busca (SEO), é entregar uma estrutura de site que permita que o Google leia adequadamente o seu site.

Então, como funciona o processo para eu ter meu site aparecendo na pesquisa do Google? Calma lá! Primeiro você deve entender qual a forma de trabalho dos motores de busca. ?

Os motores de busca trabalham em três etapas:

  1. Crawling — Parte do processo onde os rastreadores Web, o qual são os robôs do Google, seguem os caminhos que os links apontam em busca de novas páginas e atualizações. Essa parte é como se fosse um escaneamento.
  2. Indexação — Na etapa de indexação, é o momento onde seu site começa aparecer no índice da pesquisa. Ele será indexado, conforme suas principais palavras-chave, tempo de carregamento da página e várias outras métricas.
  3. Rankeamento — O rankeamento é um processo constante onde os robôs buscam organizar e ordenar todo o conteúdo dessa biblioteca web, utilizando padrões de relevância, autoridade, associação da pesquisa e o resultado e entre outras métricas.

Afinal, o que é preciso fazer para meu site ficar em primeiro na pesquisa do Google?

SEO On Page

Comecemos explicando o que é SEO On Page. Este é o tipo de otimização que fazemos nas páginas do site para que o motor de busca consiga ler adequadamente o seu site.

Exemplos:

  • Conteúdo;
  • Título e Meta descrição;
  • Heading tags;
  • Imagens;
  • URLs;
  • Rich snippets.

Geralmente os sites vão ter uma parte específica do painel, onde é possível adaptar os títulos gerados automaticamente após a criação. Desta, quando for otimizar aquela página, você pode dizer ao robô que vai lê-lo, ESTA PÁGINA CONTÉM ISTO.

Agora, você já deve ter percebido qual é o pulo do gato.

“Ah, então eu explicar qual é conteúdo das páginas para o robô e associar com a forma que as pessoas buscam?”

É exatamente isso, meu jovem aprendiz na arte da bruxaria digital. Estamos quase fazendo seu site aparecer no Google!

SEO Off Page

Temos diversos outros critérios para um bom rankeamento. Já falamos aqui de alguns elementos que você pode realizar dentro da sua página. Agora entenderemos o que é o SEO Off Page

A otimização fora da página, é um conjunto de fatores que trazem autoridade para as suas páginas e conecta ela com outras áreas da web. Quando nosso site é referenciado por outro, o motor de busca entende que somos uma referência, além disso, os Crawlers acabam fazendo esta conexão de nossos links com o terceiro.

Exemplos de fatores Off Page que vão contar para o seu rankeamento:

  • Quantidade de backlinks;
  • Diversidade de backlinks;
  • Contexto dos backlinks;
  • Menções à empresa;
  • Sinais sociais;
  • Buscas diretas.

Como Melhorar o Rankeamento de SEO do Meu Site?

A otimização dos mecanismos de buscas é um trabalho constante e quando o seu site não está otimizado, é como se não estivesse no ecossistema do Google. Então, vamos para as dicas práticas que vão te ajudar a subir o seu site no rankeamento!

  1. Otimize todos os títulos e descrições de páginas do seu site, explicando corretamente o que contém na página. Sem conteúdos duplicados!
  2. Tenha conteúdos originais no corpo da página. Se possível, linque partes do texto com outras áreas do site ou blog.
  3. Organize o seus textos com Heading tags.
  4. Ilustre sua página com imagens de até 300 kb para ficar leve e renomeie eles conforme conteúdo. (Se sua plataforma permitir, utilize o formato de imagem WEBP).
  5. Tenha URLs amigáveis que estão associadas com conteúdo das páginas. Elas devem ser curtas e descritivas
  6. Faça um blog com conteúdo original e crie links com outros conteúdos, inclusive de terceiros.

Conclusão

O SEO é uma forma de adaptar nosso site para que o Google e outros motores de busca possam entregá-lo nas pesquisas. Para ter sucesso na otimização, mantenha uma frequência de trabalho, publicações e melhorias. Desta forma, seu site vai aparecer no Google. O mais importante de tudo, é continuar estudando, pois esse segmento é volátil e continua sempre em melhorias constantes que exigem o nosso esforço para nos adaptar.

Ainda tem alguma dúvida sobre SEO ou Marketing Digital? Chame um especialista da B2Dcom para um papo agora!

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