Conheça 7 ideias promocionais para sua loja vender mais

No Brasil já se tornou bastante comum as marcas utilizarem atrativos promocionais para impulsionar suas vendas em determinados períodos do calendário do varejo, no entanto, após a pandêmia, problemas na escala produtiva e falta de componentes em vários segmentos desequilibraram a oferta e a demanda, causando problemas de disponibilidade de produtos, aumentando seu preço e consequentemente espremendo as margens dos lojistas.

Com isso, ficou ainda mais difícil oferecer descontos em determinados nichos, o que, em alguns casos, reduziu consideravelmente o volume de vendas de algumas lojas, principalmente em itens não essenciais.

Neste cenário, faz-se ainda mais necessário criar boas mecânicas promocionais que continuem atraindo o olhar dos clientes e ao mesmo tempo garantam uma margem mais confortável para a sua loja.

Abaixo, vamos explanar sobre algumas ideias promocionais que você pode aplicar na sua loja:

1 – Descontos

O desconto é normalmente uma das mecânicas promocionais mais utilizadas e também uma das mais efetivas para aumentar o volume de vendas da sua loja. No entanto, conforme comentamos, está cada vez mais difícil oferecer descontos maiores sem comprometer a margem ou vender no prejuízo.

Uma pesquisa realizada pela Accenture afirmou que 74% dos consumidores se sentem melhores quando compram em lojas com algum cupom de desconto. Sendo assim, se puder não invente a roda, ofereça descontos reais nos seus produtos.

Se for utilizar cupons de desconto, evite deixá-los em banners na home ou em pop-ups. Busque utilizá-los em anúncios, banners de categoria ou mesmo no carrinho, que são pontos mais determinantes para a finalização da compra.

2 – Brindes

Sabe quando você tem aquele produto baratinho que você apostou e não vendeu? Que tal oferecer ele como brinde e liberar espaço para novas mercadorias?

O brinde normalmente não é sozinho um argumento comercial muito atrativo, isso depende do ticket e de qual brinde será oferecido.

Uma boa aplicação é mesclar descontos com brindes, assim você compromete menos a sua margem e ainda se livra de itens encalhados no seu estoque. Mas não esqueça de avaliar a coerência do brinde com a compra do cliente, pois é necessário que haja uma percepção de valor real na compra para que faça sentido para o cliente e não se torne apenas uma oferta qualquer.

3 – Kits e Combos

Ainda pouco explorado por muitos lojistas, os kits e combos são excelentes formas de aumentar o ticket médio da loja e principalmente, melhorar a percepção de valor do produto frente ao custo de frete.

Se não está habituado com esta estratégia opte por começar pelos kits, que são o agrupamento de vários itens iguais, como 5 camisetas, 3 escovas de dente ou 2 capinhas de celular. Com isso, você consegue trazer preços mais competitivos com a redução de embalagem, custo de envio e marketing.

Os combos também são excelentes maneiras de melhorar suas vendas, mas demandam mais testes, já que unem produtos de categorias diferentes que podem ser usados ou não em conjunto, mas que ao menos orbitam o mesmo contexto de utilização.

Explorem e façam testes, este é difícil não funcionar.

4 – Condições de Frete

O frete em um país com dimensões continentais como o Brasil, é sempre um desafio. E com os custos de transporte subindo, fica ainda mais difícil melhorar os valores de envio.

Sendo assim, precisamos fazer com o frete gere o mínimo impacto possível na finalização de compra do cliente, como:

  • Frete Fixo: Subsidie uma parte do frete para que o valor fique mais competitivo para o seu cliente.
  • Frete Grátis: Sempre tenha disponível a opção de frete grátis, mesmo que em compras de valores mais altos, mas não esqueça de fazer uma análise da concorrência para saber os valores que eles praticam.
  • Retirada na loja: Para cliente da sua região, ofereça a retirada na loja para que possam economizar com a entrega.

É importante também verificar se suas tabelas de frete são competitivas, caso não sejam, sugerimos que entre em contato com a Frete Barato, pois com eles você certamente terá os melhores preços disponíveis no mercado, consulte.

5 – Cashback

Muitas marcas optam pela utilização de estratégias de cashback como forma de fidelizar e reter seus clientes. Se sua loja ainda não utiliza, vale a pena implementar.

Algumas plataformas dispõem de sistemas próprios de cashback, como é o caso da Magazord que oferece esta funcionalidade para os seus clientes de forma nativa. Mas, você também consegue desenvolver o sistema de cashback com outros parceiros, como a Meliuz.

O cashback pode ser uma excelente forma de oferecer ‘’descontos’’ sem desvalorizar ou queimar seus produtos. Com isso, você consegue vender seu produto com valor cheio ou com descontos menores, passando uma sensação para o cliente de que os produtos realmente tem valor agregado, mesmo que ele receba um cashback depois.

6 – Lista Vip

As listas vip são excelentes para criar relacionamento com sua base de fãs. Elas normalmente são aplicadas de formas diferentes dependendo do tipo de ação. 

Por exemplo, se você deseja criar um relacionamento duradouro com seus clientes, criar um programa de vip com vantagens para este cliente estreita o relacionamento e aumenta a fidelização, mas isso precisa ficar claro que é para quem já teve contato e comprou da sua marca.

Agora, se o foco é aumentar o número de clientes novos, faz mais sentido criar uma lista vip, que pode ser de represamento de clientes para uma ação futura, com o intuito de que eles estando na lista vão receber a vantagem de um desconto antecipado ou adicional aos demais.

Se optar pela segunda opção, tenha em mente utilizar com frequência moderada para realmente passar uma sensação de maior exclusividade aos clientes.

7 – Mistery Box

A mistery box ainda é pouco explorada por muitas lojas e pode ser uma excelente forma de venda e de experiência com seus clientes.

Ela consiste na venda de uma caixa fechada, sem revelar quais itens estão nela para que o cliente compre de forma ‘’misteriosa’’, no máximo você pode indicar produtos que podem estar na caixa como forma de atrativo.

Aqui vai algumas dicas:

  • Coloque itens que tenham percepção de valor maior do que o valor pago pela caixa.
  • Seja estratégico, crie caixas com temáticas diferentes.
  • Encante seu cliente com algo personalizado na composição da caixa.
  • Aproveite a caixa para enviar itens que você tem sobrando no estoque.

Independente da estratégia, tenha ciência de criar ofertas justas e jamais tente enganar os seus clientes. Desenvolva promoções claras e de fácil compreensão e evite colocar muitas regras e mecânicas funcionando ao mesmo tempo, se houver dúvidas do cliente ele não comprará.

Se precisar de estratégias personalizadas para sua marca, entre em contato conosco!

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