ChatGPT – O futuro chegou!

O ChatGPT é uma inteligência artificial treinada com uma variedade de tópicos e estilos, que é capaz de gerar textos escritos de forma natural e com coerência. Porém, é possível que futuramente ele consiga fazer outras atribuições como usar o microfone e alto-falante para se comunicar, basicamente uma evolução dos já conhecidos assistentes virtuais.

Mas, qual a diferença do ChatGPT e um Chatbot?

Os chatboots já são mais conhecidos no mercado, já que vários sites e empresas utilizam a solução para otimizar o processo de atendimento com seus clientes. No entanto, quem já experimentou sabe que os chatbots são limitados e nem sempre oferecem uma boa experiência.

No caso do ChatGPT ele consegue uma experiência mais avançada com diálogos mais amarrados, oferecendo uma experiência mais real. Como estamos falando de um chat com inteligência artificial, é praticamente impossível pensar em um limite para ele, diferente dos Chatboots que são programados a seguir uma linha de diálogo.

Conforme comentamos, o ChatGPT funciona com inteligência artificial e aprendizado de máquina, sendo uma destas técnicas chamada de fine-tunning (ajuste fino em português). A ideia é prever a palavra seguinte com base nas já geradas, com isso o modelo é alimentado com textos e aprende a fazer previsões da próxima palavra dentro do conjunto inicial das palavras. Com isso ele consegue criar respostas cada vez mais corretas com base no aprendizado.

E quais são as aplicações?

O ChatGPT pode ter diversas aplicações dependendo da sua necessidade, ele pode te auxiliar a escrever textos, criar histórias e mesmo trazer respostas mais complexas, que te farão economizar algumas horas de pesquisa.

Mas vale um alerta, apesar de todos os benefícios, ele também pode acabar se tornando motivo de problemas em algumas áreas, como na educação, já que os alunos mais espertinhos podem acabar usando a solução para fazer as tarefas de casa, ou fazer aquela redação que o professor pediu.

Ainda não sabemos como a inteligência artificial vai influenciar totalmente o nosso dia a dia, já que a tecnologia ainda não está amplamente difundida no nosso cotidiano, mas é certo que a nossa vida será ainda mais facilitada por esta tecnologia.

Deixe uma resposta