Google Analytics 4: Saiba como criar suas conversões usando o Tag Manager

A partir de Julho de 2023 a versão até então mais utilizada do Google Analytics, o Universal, deixará de existir, dando lado a nova versão, o Google Analytics 4.

Como comentamos em outro conteúdo, o Google Analytics 4 trará uma série de novidades importantes para mensuração de dados em multiplataformas, além da tão esperada coleta de dados através de cookies e servidor!

Mas, o que vamos abordar neste conteúdo é um passo a passo de como você poderá registrar as conversões do seu site no novo Google Analytics.

Passo 1: Mapeie suas metas.

É muito importante, que antes de qualquer coisa, você faça um mapeamento completo de todas as metas que você deseja registrar no seu site buscando documentar exatamente onde elas estão, seu nome e seu acionamento (URL, Class, ID ou outro).

Isso é não somente uma forma de organização, como também uma forma de ter segurança de que o que você configurou era o que estava vigente naquele momento, isso inclusive garante que futuramente você tenha uma visão clara de tudo que foi mapeado, caso você precise.

Passo 2: Nomeie suas metas

Após mapear todas as suas metas, chegou a hora de nomeá-las como elas irão aparecer no seu site. Segundo recomendação do próprio analytics, as metas devem ser cadastradas seguindo um padrão: contato_rodape_home.

A ideia é que facilmente você as identifique e também pelo fato de que agora os nomes devem ser separados por _ (underlines).

Após definir os nomes, vamos começar a configurar a primeira meta. Para isso, vá até a parte administrativa do seu Google Analytics 4 e clique em conversões.

Dentro de conversões, você clicará no botão NOVO EVENTO DE CONVERSÃO e irá registrar o nome da conversão, conforme o seu mapeamento.

Passo 3: Criando um acionamento

Para fazer com que sua meta seja acionada, independente de como ela será acionada, você precisará criar uma TAG dentro do Google Tag Manager.

Em sua conta no Google Tag Manager, clique em NOVA 

Após clicar em nova, você irá nomear a sua TAG, sugerimos que siga o seguinte padrão: GA4 – META – [NOME DA CONVERSÃO CADASTRADA NO GOOGLE ANALYTICS]

Após, você escolherá o tipo de TAG, sendo Google Analytics: Evento do GA4. No seletor Tag de configuração selecione a tag do Google Analytics 4 instalada previamente. E por fim, no nome do evento coloque exatamente da forma que você cadastrou a meta no Google Analytics 4.

Passando esta etapa, vamos criar o acionamento desta meta. Com isso, clique na área de Acionamento e adicione um novo acionador.

Este novo acionador deve ser nomeado de forma organizada, assim como a TAG, com isso sugerimos: GA4 – ACIONADOR – [NOME DA CONVERSÃO CADASTRADA NO GOOGLE ANALYTICS]

Selecione o tipo em Clique -> Todos os Elementos, selecione apenas alguns cliques. É aqui que você irá configurar como a sua meta será acionada. Abaixo temos os três padrões mais comuns de acionamento:

Click Classes -> é Igual a -> [ENCONTRE NO BOTÃO QUE VOCÊ QUER METRIFICAR]

Click ID -> é Igual a -> [ENCONTRE NO BOTÃO QUE VOCÊ QUER METRIFICAR]

Page URL -> é Igual a -> [ENCONTRE NO BOTÃO QUE VOCÊ QUER METRIFICAR]

Tendo configurado isso, é só salvar seu acionador e depois a sua TAG e enviar para a publicação, e pronto, sua meta está configurada. Você precisará repetir este processo em todas as metas que precisar configurar, desde que elas tenham acionadores diferentes.

Mas e ai, sua empresa ainda não monitora os dados pelo Google Analytics 4? Saiba que você pode estar perdendo muito dinheiro pela falta de informações.

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