O mercado digital se transformando de forma muito rápida nos últimos anos, tendo aqui também um forte impacto da pandemia que mudou a forma que os usuários lidam com o ambiente digital. E na área imobiliária não foi diferente, os clientes passaram a buscar imóveis para comprar ou alugar online, e para isso as imobiliárias e construtoras precisaram inovar para oferecer a melhor experiência para os consumidores, afinal, aquele escritório bonito no centro da cidade não é mais diferencial se o seu cliente não te visita.
O marketing imobiliário passou a ter ainda mais destaque e virou foco de negócio nos últimos anos. Mas chegou a hora de inovar ainda mais e nós trouxemos algumas tendências do marketing digital para 2023, confira!
Diversificação do tráfego pago
Anúncios para o segmento imobiliário não são nenhuma novidade, afinal muitas empresas já apostam em campanhas digitais nos queridinhos Google Ads e Meta Ads.
No entanto, assim como em vários segmentos, estes canais vêm se tornando muito competitivos em face do volume de anunciantes, o que muitas vezes inviabiliza manter os investimentos em mídia.
Com isso, apontamos para uma oportunidade de diversificação de canais, o que não significa que o investimento já realizado em Google Ads e Meta Ads deve ser interrompido, mas que uma parte do seu investimento pode ter outro endereço.
Como sugestão, temos os seguintes canais:
Bing Ads: O buscador da Microsoft tem papel similar ao do Google Ads, oferece tráfego restrito, mas com valores de leilão bem mais baratos do que o Google Ads, fazendo com que ele possa se tornar uma excelente ferramenta de aquisição de clientes.
Pinterest: Excelente ferramenta de inspiração, muito utilizada por vários consumidores que cada vez mais buscam um local para morar que seja a sua cara. Aqui vale uma observação, é necessário que a empresa tenha perfil e mantenha-o atualizado assim como nas demais redes sociais.
TikTok: Já tá claro que vídeos são lei, e não é possível ignorar esta tendência. O TikTok deixou de ser a rede social das dancinhas para ocupar um local de destaque entre os melhores locais para anunciar, o ponto de atenção vai para algumas limitações da plataforma, como por exemplo não permitir segmentar cidades específicas, só estados.
Aprofundamento de copywrite
Um bom criativo é importante, mas um copy bem escrita é essencial.
É importante que você defina termos que devam ser abordados nos seus materiais e comunicações para que eles capturem a atenção dos consumidores e tenham a capacidade de responder dúvidas ou ressaltar pontos realmente relevantes nos seus materiais.
O poder da persuasão está nas palavras e precisamos usar elas para entrar na cabeça e no coração dos clientes e orientar o produto mais adequado ao seu perfil.
E não esqueça, o foco deve estar na qualidade e a copy deve sempre ser personalizada conforme o público e o local em que é colocada.
Realidade Virtual!
A realidade virtual nada mais é que permitir que os usuários tenham uma imersão em ambiente 3D.
Quando falamos de imóveis este é um meio imbatível para venda de imóveis de lançamento que ainda não foram construídos ou mesmo para consumidores que moram longe dos imóveis, muito comum em áreas litorâneas onde os consumidores não moram efetivamente.
Atualmente, já existem plataformas que já oferecem a solução de realidade virtual para a área imobiliária onde através da renderização de projetos e imagens é possível criar uma experiência imersiva aos clientes.
Esta é ainda uma solução pouco explorada, devido ao seu alto custo, mas sem dúvida é uma tendência para os próximos anos.
Lançamentos digitais
A alguns anos lançar produtos de forma totalmente digital eram situações impensáveis, mas nos últimos tempos este tipo de lançamento veio ganhando ainda mais destaque e passou a ser o queridinho das empresas.
Lançar um produto digital assim como os lançamentos físicos demandam planejamento, profissionais qualificados e as ferramentas certas. Então, não pense que fazer um lançamento digital é só abrir uma live no Instagram, mas sim criar uma estrutura completa de captura, retenção e apresentação do produto para os consumidores.
É necessário pensar em cada componente que irá fazer com que o consumidor deseje o seu imóvel, se mantenha interessado por ele na fase de pré lançamento, mas que ainda assim na hora do lançamento você consiga surpreendê-los para que eles tenham certeza que o seu produto é o que elas esperavam.
Uma possibilidade é considerar realizar seus lançamentos de forma híbrida com lançamentos físicos e digitais ao mesmo tempo.
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