Depois de 15 anos de mercado, o saudoso Google Analytics Universal será aposentado, e já temos até data para este fim: Julho/23.
Mas se já era difícil para muitos profissionais de marketing explorar todo o potencial da ferramenta antiga e agora como ficaremos com o Google Analytics 4?
Primeiro, muita calma e fica com a gente que vamos te explicar tudo.
O que é o Google Analytics 4?
O Google Analytics 4 ou GA4 é a nova solução do Google para análise de dados, em um momento em que a internet está se adequando e unificando suas formas de mensuração de dados diante do iminente desuso dos cookies.
Neste momento o Google Analytics 4, em alusão a 4° versão do GA é a ferramenta padrão de análise da gigante de tecnologia, que chega com uma nova interface, novas funcionalidades e relatórios remodelados.
Afinal, por que mudar?
O Analytics Universal funcionava com base nos pageviews, ou seja, sempre que uma página era carregada, ele carregava também. E por este motivo ele era bastante voltado ao monitoramento de sites, no entanto devido aos movimentos do mercado que está oferecendo mais formas de relacionamento com seus consumidores, como os aplicativos por exemplo, fez-se necessário evoluir a coleta e análise destes dados, que no GA4 centralizará a coleta de dados dos seus sites e aplicativos.
Além disso, a coleta de dados passa ser por eventos que nada mais são que interações que os usuários fazem com seu site, como cliques em menus, rolagens de página e mesmo pesquisas no site.
Mas, e quais foram as principais mudanças?
Como já abordamos, a mudança do Universal para o GA4 é muito mais do que estética e busca adequar a plataforma ao novo momento da web.
Abaixo vamos detalhar as principais mudanças:
Privacidade:
Apesar do Universal Analytics já oferecer proteção aos dados dos usuários, o GA4 aprimora esta segurança com mais níveis de controle.
Não dependendo de cookies para coletar dados, o Google Analytics 4 utiliza a modelagem de dados por meio do aprendizado de máquina. O GA4 também não armazena mais endereços de IP, ponto que aumenta ainda mais a segurança dos usuários.
Além disso, a ferramenta oferece recursos para as empresas cumprirem as regras da LGPD. Elas podem facilmente obter o consentimento dos usuários, logo que eles acessam o site, e retirar informações pessoais do seu banco de dados, quando eles solicitam isso.
Aprendizado de Máquina:
O Google Analytics 4, como mencionado, utiliza aprendizado de máquina baseado em inteligência artificial para modelagem de dados, com intenção de realizar análises mantendo a segurança dos dados e a privacidade dos usuários.
A inteligência artificial também oferece insights preditivos, que permitem que a ferramenta aprenda com os usuários a medida que eles forem navegando e interagindo com seu site e/ou app.
Inclusive, você poderá perceber o aumento da demanda de um produto antes mesmo que aconteça efetivamente, para que você possa se preparar para atender seus clientes.
Com esse sistema, você também poderá criar públicos preditivos (prováveis compradores, por exemplo) e exportá-los para as suas campanhas no Google Ads. Isso torna o GA4 ainda mais poderoso que o Universal Analytics.
Atribuição Baseada em Eventos
A modelagem de dados que agora é baseada em eventos substitui o antigo modelo de hits do Analytics Universal. Estes eventos podem ser rolagens, cliques e pesquisas no site.
Alguns dos eventos, agora são coletados de forma automática, mas alguns ainda precisam ser configurados no novo Google Analytics 4.
E aí, já tá preparado para a mudança?
Se sua empresa ainda não se adequou, contate-nos para te ajudar!